sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Praia da Jatiuca - Maceió



Jatiuca - Maceió


Localizada a aproximadamente 4 quilômetros do centro de Maceió, a Praia de Jatiúca é uma das mais famosas dacapital alagoana. 

Suas águas mornas, calmas e de um lindo tom esverdeado atraem um grande número de banhistas, principalmente nos domingos e feriados. 

Sua orla possui muitas opções de hospedagens, ótimos restaurantes e várias barracas de praia que servem os deliciosos pratos da culinária local.

#jatiuca
#posto7
#maceio
#alagoas

foto: giuseppe stuckert

Maceio

Praia da Ponta Verde - Maceio - Alagoas


 Ponta Verde é melhor praia da orla urbana. A paisagem de Ponta Verde não é muito diferente das vizinhas PajuçaraJatiúca: coqueiros, trechos de areia fofa e mar colorido de verde e azul. A diferença é que estão aqui duas das melhores barracas de praia, a Lopana e a Kanoa. Na maré baixa formam-se piscinas naturais; e o mar fica impróprio para banho em alguns meses.


foto: giuseppe stuckert

#praiadapontaverde
#pontaverde
#maceio
#alagoas
#hotelpontaverde

Praia do Frances - Alagoas


Praia do Frances - Maceio - Alagoas

Uma das praias mais famosas de Alagoas, é ótima opção para quem quer curtir o sol e a areia sem se distanciar muito de Maceió. Atende a todos os gostos:de um lado estão os surfistas aproveitando as fortes ondas; do outro, as águas mansas atraem os banhistas e as famílias com crianças.


#maceio
#praiadofrances
#alagoas

Centro de João Pessoa

Centro de João Pessoa


No dia 6 de dezembro de 2007, o Centro Histórico de João Pessoa foi reconhecido como patrimônio nacional, tendo sido inscrito nos Livros do Tombo Histórico e Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Foram tombados 37 hectares de área e estima-se que cerca de 700 edificações, além de ruas, praças e parques históricos integrem esse núcleo. João Pessoa é uma das primeiras cidades fundadas no Brasil, suas edificações compõem um cenário de rara beleza e riqueza ambiental e são de diferentes estilos e épocas. Esses valores histórico, paisagístico e artístico foram determinantes no processo de tombamento.
Com o reconhecimento, veio também o compromisso maior de preservar essa área tão importante para manter vivas a história e a identidade do povo pessoense e também para entender o processo de surgimento das primeiras cidades brasileiras. A área delimitada possui bens que representam vários períodos da história de João Pessoa, a exemplo do barroco da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco; do rococó da Igreja de Nossa Senhora do Carmo; do estilo maneirista da Igreja da Misericórdia; da arquitetura colonial e eclética do casario civil, além do art-nouveau e o art-déco, das décadas de 20 e 30, predominantes na Praça Antenor Navarro e no Hotel Globo.
A proposta inicial do tombamento foi feita em 2002, pela Associação Centro Histórico Vivo (Achervo). O pedido foi remetido ao Ministério da Cultura e encaminhado à Superintendência Regional do Iphan. Depois de algumas reformulações no projeto inicial, feitas nos últimos anos, o processo foi concluído e oficializado através de certificado entregue ao prefeito Ricardo Coutinho, pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, na festa de comemoração do 423º aniversário da cidade, em 5 de agosto de 2008.
João Pessoa, fundada em 1585, foi um dos primeiros núcleos urbanos do Brasil Colonial e, ainda hoje, guarda na sua estrutura os estilos da arquitetura da época, que ganharam as contribuições de estilos modernos, ao longo dos últimos quatro séculos. Dessa forma, é possível “ler” a história e a evolução da cidade através da sua arquitetura.
O rio
João Pessoa nasceu às margens do Rio Sanhauá e cresceu em direção ao mar. É praticamente impossível falar em Centro Histórico sem se remeter a imagem do rio, que se tornou um ícone da Cidade Antiga. O estuário tinha posição e condições estratégicas para a defesa territorial da cidade. No local, foi instalado o Porto do Capim, que agregava valores econômicos e comerciais à área.
Historicamente, a cidade foi fundada em 5 de agosto de 1585 (data marcada pelo tratado de paz entre os índios tabajaras e os portugueses) com o nome de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, sendo denominada Frederica, por ocasião da ocupação holandesa, no século XVII, e, em seguida, Parahyba. Com a Revolução de 1930, surgiu seu nome atual, João Pessoa.

Maragogi - Alagoas

Maragogi - Alagoas


Maragogi é um município brasileiro do estado de Alagoas. Localizado a 125 km de Maceió, o município localiza-se no Leste Alagoano e no Litoral Norte Alagoano.
Temperatura média é de 27 graus. Sua economia e baseada no turismo, na pesca e na agricultura. Possui as mais belas praias da costa dos arrecifes entre o litoral sul de Pernambuco e o litoral norte alagoano, sendo considerado por isso um dos mais importantes pólos turísticos regionais.

#maragogi
#portodegalinhas
#alagoas
#pernambuco

foto: giuseppe stuckert

Igreja de São Francisco - João Pessoa

 Igreja de São Francisco



Centro Cultural São Francisco está localizado no centro histórico da cidade de João Pessoa no estado da Paraíba, no Brasil. Foi criado durante o governo de Tarcísio de Miranda Burity em 1979, e aberto ao público em 6 de março de 1990.
Centro Cultural funciona em um complexo arquitetônico formado pela Igreja de São Francisco e pelo Convento de Santo Antônio, mais a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, a Capela de São Benedito, a Casa de Oração dos Terceiros (chamada de Capela Dourada), o Claustro da Ordem Terceira, uma fonte e um grande adro com um cruzeiro, constituindo um dos mais notáveis testemunhos do Barroco no Brasil. Por sua importância, foi tombado peloIphan em 1952. Ao ser fundada a igreja era dedicada a Santo Antônio, e aparentemente a troca de nome ocorreu o início do século XX, por força de um costume popular, mas ainda é conhecida também pela antiga denominação.

#joãopessoa
#paraiba

Foto: gilberto stuckert

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Praia litoral sul - João Pessoa


Litoral sul João Pessoa

A tranquilidade da orla de João Pessoa traz a sensação de um pacato balneário. A infraestrutura, entretanto, nos faz lembrar que estamos em uma capital de um Estado à beira-mar, com praias que oferecem quiosques organizados e areias limpas, além de comodidades como estacionamento e duchas.

Os serviços não se resumem às praias urbanas como Tambaú e Cabo Branco, com calçadões perfeitos para corridas e caminhadas. Estendem-se também para as belas e selvagens praias do litoral Sul, como Coqueirinhos, cercada por coqueiros e falésias; Tabatinga, com uma das mais agradáveis barracas da região; e Tambaba, a primeira praiaoficial de naturismo do Nordeste; todas acessíveis pela novíssima rodovia PB-008, em direção a Pernambuco. E continuam também no litoral Norte, onde estão os melhores 'picos' (locais com boas ondas) para a prática do surf.

E fique atento: o slogan "o sol nasce primeiro em João Pessoa" é verdadeiro. Sendo assim, o astro-rei também se esconde mais cedo, por volta das cinco da tarde. Pular da cama cedinho é fundamental para curtir as praias, que apartir das 15h começam a ter o movimento reduzido.

foto : giuseppe stuckert

#joãopessoa
#jampa
#paraiba


Praia de Tambaba - João Pessoa



Tambaba - João Pessoa

Tambaba fica localizada no Litoral sul da Paraíba no município de Conde, e vem atraindo a cada dia mais turistas interessados em experimentar esta excêntrica experiência.
A Praia de Tambaba é dividida em duas partes, na primeira parte o turista pode usufruir de toda a beleza do local, tomar um banho de mar e transitar pelas areias ainda com roupa, já na segunda parte só é permitida a entrada das pessoas sem as roupas, que são os praticantes do naturismo.
O naturismo consiste em uma filosofia de vida, onde os adeptos se desprendem de suas roupas e acreditam ter um contato maior com a natureza.

foto : gilberto stuckert

Areia Vermelha - João Pessoa



Areia Vermelha - João Pessoa

A pequena ilha batizada de Areia Vermelha, na Paraíba, é destino que pode combinar com diferentes programas. Dependendo da época escolhida, ela pode ser considerada um paraíso onde é possível encontrar isolamento e águas calmas. Em outros, a faixa de areia vira ponto de badalação e concentra a maior parte da frota de jet skis e de barcos do litoral paraibano.
Com vista para as cidades de João Pessoa e Cabedelo, ela é parte do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha. O local é um banco de areia temporário localizado a 15 minutos da Praia do Poço e que só aparece durante a maré baixa.
A ilha foi batizada assim devido à coloração avermelhada da areia. Segundo o coordenador de Estudos Ambientais da Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema), JerônimoVillas Boas, a suspeita é que a cor seja resultado da grande concentração de ferro na região. No entanto, a confirmação oficial virá de testes que estão em processo de finalização.
Areia Vermelha tem características diferentes dependendo da época do ano e do dia dasemana em que é visitada. Aos sábados e domingos, quando a maré está baixa entre 9h e 13h, a ilha fica lotada e bem agitada. Na alta estação, de dezembro a março, o clima é de paquera. O local é sempre bem frequentado no verão, principalmente aos fins de semana.

É importante ficar atento à tábua de marés antes de conhecer Areia Vermelha. A maré ideal é de no máximo 0,4m, quando a areia fica à mostra. Com marés muito altas a visitação fica inviável. O passeio pode ser de barco, jet ski ou catamarã e dura cerca de três horas, dependendo do tempo de estadia na ilha.

foto : Gilberto Stuckert 

João Pessoa




João Pessoa - Paraiba

João Pessoa é um município brasileiro e Capital do estado da Paraíba.
É conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de, no município, estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar "onde o sol nasce primeiro nas Américas". Fundada em 1585 com o nome de "Nossa Senhora das Neves", a cidade de João Pessoa é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil, tendo já sido fundada com título de cidade7 .
É a cidade mais populosa do estado, com cerca de 750 mil habitantes e sua região metropolitana formada por João Pessoa e outros dez municípios forma 1 milhão e 150 mil habitantes. João Pessoa é cidade com maior economia do Estado da Paraíba, representando 30,7% das riquezas produzidas na Paraíba. E o maior índice de desenvolvimento humano (IDH) do estado, com 0,763. Classificado como IDH alto.
O município possui clima tropical. É famosa pelas suas praias e pelos vários monumentos de arquitetura e arte barroca. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, em 1992, João Pessoa recebeu o título de "segunda capital mais verde do mundo". Segundo um cálculo baseado na relação entre número de habitantes e área verde, a cidade perderia apenas para Paris.8
É uma das capitais de melhor qualidade de vida da Região Nordeste do Brasil, possuindo diversos locais que auxiliam a população da cidade a obter uma vida melhor e de qualidade. Suas praças contam com equipamentos de ginástica, além de ciclovias espalhadas pela cidade. É lei o fechamento de parte da orla para caminhadas nas manhãs (das 5 às 8 horas). João Pessoa foi uma das duas principais cidades da Nova Holanda, junto com Mauritsstadt (a atual Recife). Possui antigo e vasto patrimônio histórico, similar ao de Olinda (mas, ao contrário desta última, manteve seu status de sede).9 Dados de 2000 mostram João Pessoa como a capital menos desigual do Nordeste, segundo dados doInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada, com o coeficiente de gini de 0,63.10
A cidade de João Pessoa foi considerada, pela organização International Living, como uma das melhores cidades do mundo para se desfrutar a aposentadoria[carece de fontes]. No ranking feito anualmente pela organização, a capital paraibana surge ao lado da também nordestina Fortaleza como as únicas cidades brasileiras citadas na lista nesse ano. Apenas cinco cidades sul-americanas foram incluídas. Além das brasileiras, Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta Del Leste, todas no Uruguai, completam as cinco cidades da América do Sul indicadas para se desfrutar aposentadoria11 .


#joaopessoa

Maragogi




Maragogi 


E um município brasileiro do estado de Alagoas. Localizado a 125 km de Maceió, o município localiza-se no Leste Alagoano e no Litoral Norte Alagoano.
Localiza-se a uma latitude 09º00'44" sul e a uma longitude 35º13'21" oeste, estando a uma altitude de 5 metros. Sua população estimada em 2011 era de 29 280 habitantes, a temperatura média é de 27 graus. Sua economia e baseada no turismo, na pesca e na agricultura. Possui as mais belas praias da costa dos arrecifes entre o litoral sul de Pernambuco e o litoral norte alagoano, sendo considerado por isso um dos mais importantes pólos turísticos regionais.

Praia do Gunga - Maceio - Alagoas




Praia do Gunga - Maceio - Alagoas


Localizada em um ambiente totalmente litorâneo, Maceió destaca-se pela sua beleza exuberante. Encravada entre os coqueiros, mangues e um belíssimo mar, proporciona a todos que a visitam lindas recordações. Hoje, com aproximadamente um milhão de habitantes, é um dos mais belos pólos turísticos do Brasil, triplicando sua população na temporada de férias. Todos esses turistas são muito bem recebidos e acolhidos peloshotéis e pousadas distribuídos pelas diversas regiões da cidade  que têm o intuito de fazer com que seus hóspedes se sintam em casa. 

As praias são as mais bonitas do Brasil. Toda a orla marítima é enfeitada por coqueiros que dão um toque mágico à paisagem deslumbrante. Algumas das praias ainda são primitivas e deixam os visitantes em êxtase e sem vontade de deixá-las; elas são banhadas por um mar ora verde, ora azul, incomparáveis para o deleite da vista humana. 

capital de Alagoas tem localização privilegiada. Banhada por 15 praias, Maceió destaca-se no cenário nacional e internacional principalmente pela beleza exuberante de suas praias, mas sempre mornas e cristalinas. As areias, brancas e finas, os arrecifes que formam as piscinas naturais e a imensidão de coqueirais completam o cenário paradisíaco.



#maceio
#alagoas
#praiadogunga





Maceio - Alagoas

Maceio Alagoas


Maceió é a capital do estado de Alagoas. Localizada no Nordeste do país, tem uma população de 936.314 habitantes (2008) e um território de, aproximadamente, 511 km². Sua altitude média é de sete metros acima do nível do mar, e tem uma temperatura média de 25°C. O município tem o conjunto das mais belas praias do Brasil além de belas lagoas.


#maceio
#alagoas

foto: giuseppe stuckert